Vender e produzir não deve ser a única prioridade de um proprietário de uma empresa. É preciso que a organização financeira também seja uma preocupação para evitar prejuízos e o descontrole dos negócios.
Pensando nisso, a Dalcon Contabilidade separou cinco dicas fundamentais para a organização financeira de sua empresa.
Confira!
-
Tenha um plano de gastos
É fundamental que toda empresa tenha especificado os objetivos, estratégias e pretenções. Sem o plano de orçamentos, o controle sobre os gastos e impostos podem se perder resultando em dívidas e complicações.
-
Separe as “coisas”
Um erro comum que muitos proprietários cometem é misturar a conta empresarial com a pessoal. Essas ações podem impactar diretamente na lucratividade dos negócios e no desequilíbrio financeiro.
-
Administre os pequenos e grandes gastos
É preciso que o controle de todas as contas sejam acompanhados de perto. Um erro comum de muitas empresas, é se apegar somente em contas com os valores mais altos esquecendo as despesas simples como o telefone ou o IPTU por exemplo. Vale lembrar: dívidas pequenas também podem causar dores de cabeça.
-
Acompanhe o fluxo de caixa
Acompanhar de perto a entrada e saída de dinheiro é o segredo de uma organização financeira. Nessa tarefa, os softwares de gerenciamentos podem auxiliar.
-
Escolha um bom parceiro contábil
Não importa se a sua contabilidade é interna ou terceirizada. O seu parceiro contábil deve tomar conta de todas as obrigações fiscais e contábeis, e essa responsabilidade deve ser executada por profissionais qualificados e confiáveis.
Portanto, na hora da escolha, escolha um profissional que já tenha uma tempo de mercado e não deixe de consultar outros clientes que já trabalharam com o mesmo.
Procure alguém que esteja disposto a se tornar um parceiro de negócios. Desta maneira o mesmo se preocupará com o crescimento, orientando quais são os caminhos mais adequados para o controle financeiro.